NOS PASSOS DE MADRE AGATHE

Ir pelos campos sabendo o que busca é peregrinar. Uma jornada de encontros, de alegria, de celebração. Em 2023, educadores, estudantes, religiosas, pais, amigos, ex-alunos, todos seguindo na direção da festa dos 200 anos onde tudo nasceu. No caminho: Roma, Assis, Fátima, Lisboa, Óbidos, Porto, Bruxelas, Brugge, Vaticano, Liège, Valônia, Verviers, Dinant, Gand. Muito nos espera nessa viagem. Enquanto segue o trajeto, é certeza o encontro consigo, com o outro, com a arte, com a história, com a natureza, com o que é belo, com o sagrado. Sinta-se convidado(a) para se renovar neste caminho.

 

RELIGIOSAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ
O Instituto das Religiosas da Instrução Cristã foi fundado por Madre Agathe Verhelle, em meio aos acontecimentos de uma Europa conturbada no início do século 19. A construção da congregação percorreu um itinerário permeado de força, coragem, persistência e amor, que representa de maneira genuína a vida da nossa fundadora.
Inês Margarida Verhelle nasceu na Bélgica, no ano de 1786, e ainda muito jovem sentiu arder em seu coração o desejo de se tornar religiosa. Depois de enfrentar grande oposição da família, Agathe Verhelle conseguiu ingressar para o convento aos 29 anos. No entanto, sete anos depois, a congregação da qual fazia parte foi dissolvida por ordem do governo da época, que tentava controlar a educação de jovens no país. Todas as religiosas deixaram a Bélgica, menos Agathe Verhelle, que persistiu no seu ideal de reabrir a congregação.
Em 25 de março de 1823, foi autorizada a reabrir a casa em Dooresele, que marca a fundação do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã. A carta, escrita de próprio punho por Madre Agathe ao Papa Leão XII pedindo a reabertura do Instituto é o que rege, até hoje, o carisma da nossa congregação: “Sacrificar-nos e consagrar-nos inteiramente à juventude” a fim de cooperar na propagação da glória do Senhor em toda parte.
O espírito missionário de Madre Agathe foi outro legado deixado por ela para as suas sucessoras. Em vida, Madre Agathe fundou seis comunidades e escolas na Bélgica. E não demorou muito até que o carisma alcançasse a Europa, a América do Sul e a África, multiplicando e se estendendo por todo o mundo. Hoje, as Religiosas da Instrução Cristã atuam em escolas, faculdade, centro social e comunidades de imersão nesses locais, sempre ancoradas no carisma deixado por Madre Agathe.
REDE DAMAS EDUCACIONAL
Com a missão de formar a pessoa humana com base nos valores cristãos, éticos e acadêmicos, de maneira participativa e comprometida, encarnando a face atual do Cristo educador para construir uma sociedade sustentável, a Rede Damas Educacional está presente em seis estados do Brasil e possui 12 escolas, uma faculdade e um centro social. São mais de 16 mil alunos sendo formados de maneira integral e para fazerem a diferença no mundo.
De origem belga, a Rede Damas Educacional vivencia o carisma do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã (RIC) que é o de “Sacrificar-se e consagrar-se inteiramente à Juventude”. A fundadora foi Inês Margarida Verhelle, que depois ficou conhecida como Madre Agathe. Entre as virtudes dela estão a coragem, humildade, espírito missionário e perseverança inabalável. As primeiras irmãs chegaram ao Brasil, em 15 de outubro de 1896, e fundaram o Colégio Damas, que iniciou as atividades em Olinda (PE) e depois se transferiu para o Recife (PE).
Além de Pernambuco, a Rede Damas Educacional está presente em Alagoas, Ceará, Mato Grosso, Paraíba e Paraná.




    • DIA 1 – 14.07.2023 (Fortaleza / Recife / São Paulo – Lisboa)

      A saída ocorrerá de 3 aeroportos, nas cidades de Fortaleza, Recife e São Paulo, com destino a Lisboa.

      - Pernoite 1

    • DIA 2 – 15.07.2023 (Lisboa)

      Chegaremos a Lisboa ao amanhecer. Sugerimos um típico café português (não incluso) na tradicional Pastelaria de Belém. Em seguida, faremos uma visita ao Mosteiro dos Jerónimos, Castelo de São Jorge, Sé de Lisboa, Igreja de Santo Antônio, entre outros marcos históricos da capital portuguesa. No final da tarde, o grupo poderá jantar num lugar mais descolado da cidade, o tradicional Mercado da Ribeira, datado do ano de 1100, que passou por uma revitalização em 2010. Desde então, surgiu o Time Out Market, um grande espaço gourmet que oferece vários dos melhores restaurantes de Lisboa.

      - Ingressos inclusos
      - Translado de ônibus
      - Almoço e jantar livres
      - Pernoite 2

    • DIA 3 – 16.07.2023 (Lisboa / Óbidos / Fátima)

      Após o café da manhã, partiremos para a cidade de Fátima. No caminho, passaremos por Óbidos, uma bela vila portuguesa. Em seguida, iremos ao Santuário de Fátima – onde os três pastorinhos tiveram uma visão de Nossa Senhora – e a Valinhos, que se tornaram, hoje, um sítio de peregrinação mariana. Ao final do dia, pernoitaremos na cidade de Fátima.

      - Translado de ônibus
      - Almoço e jantar livres
      - Pernoite 3

    • DIA 4 – 17.07.2023 (Fátima / Porto)

      Tomaremos café da manhã e, em seguida, partiremos para Porto, cidade dos vinhos. A cidade do Porto, à margem do Rio Douro, não decepciona pelos seus casarios, igrejas e vistas inesquecíveis. Uma das paradas imperdíveis é a imponente Igreja do Carmo, em estilo barroco, famosa pela sua parede lateral com azulejos bem portugueses.

      - Translado de ônibus
      - Almoço e jantar livres
      - Pernoite 4

    • DIA 5 – 18.07.2023 (Porto / Lisboa / Bruxelas)

      Após o café da manhã, partiremos para Lisboa, onde tomaremos um voo para Bruxelas, capital da Bélgica. Durante o dia, visitaremos a charmosa Grand Place. Considerada uma das mais bonitas da Europa, a praça tem uma arquitetura de tirar o fôlego. Faremos um tour pela cidade, passando pelo Atomium – uma estrutura composta por nove esferas gigantes, de aço inoxidável, que formam um enorme e exuberante cristal de ferro.

      - Translado de ônibus
      - Almoço e jantar livres
      - Pernoite 5

    • DIA 6 – 19.07.2023 (Bruxelas / Gand / Brugge)

      Após o café, partiremos para Gand, onde visitaremos a Antiga Abbaye de Dooresele, a Catedral de São Bavão, o Cemitério Mont-St-Amand e o túmulo de Madre Agathe Verhelle, visto que o coração da viagem é um mergulho na história da fundadora das Religiosas da Instrução Cristã, na Bélgica, que guarda muita emoção. Além de tudo, as cidades são lindas, permitindo ser exploradas através de caminhadas que possibilitam experiências inesquecíveis. Em seguida, partiremos para Brugge.

      - Translado de ônibus
      - Almoço e jantar livres
      - Pernoite 6

    • DIA 7 – 20.07.2023 (Visita à cidade de Brugge)

      A cidade de Brugge guarda uma memória afetiva para as Religiosas da Instrução Cristã, pois foi onde nasceu Madre Agathe Verhelle. Nessa cidade, teremos a oportunidade para fazer quase tudo a pé, passando pelos canais, pelas praças e pelo casario que nos leva a uma viagem para o tempo medieval. Um dos principais pontos é o Grote Markt, com uma praça repleta de belas construções onde você também vai encontrar o Historium Brugge, cafés e restaurantes charmosos, até as carrocinhas de cachorro-quente. Ali pertinho, podemos encontrar também a Basílica do Sangue Sagrado, a qual guarda o sangue que se atribui ser de Jesus Cristo, trazido pelo Conde de Flandres. Visitaremos também nosso colégio Hemelsdaele, Wapenmakersstraat 14. Iremos ao marco da Catedral de São Donato, onde Madre Agathe foi batizada, a qual foi destruída durante a Revolução Francesa. Outro passeio delicioso é seguir pelas dezenas de chocolaterias da cidade, que não decepcionam nunca.

      - Almoço e jantar livres
      - Pernoite 7

    • DIA 8 – 21.07.2023 (Brugge / Valônia / Namur / Dinant)

      Após o café, partiremos para Valônia, uma das três regiões da Bélgica. Nessa região, destacaremos as cidades de Namur, Dinant e Liège. Faremos, primeiramente, uma parada na cidade de Namur (capital oficial de Valônia). Visitaremos a Èglise St-Loup, uma das grandes igrejas barrocas da Bélgica, que foi construída para os jesuítas entre 1621 e 1645. Visitaremos também a Cathédrale Saint-Aubain, uma das joias do local, datada do século XVIII e dedicada a Saint-Aubain. Continuaremos a viagem à cidade de Dinant, localizada à beira do rio Meuse, na província belga de Namur. Visitaremos a igreja gótica de Collégiale Notre-Dame, a grande estrela da cidade. A igreja conta com alguns dos maiores vitrais da Europa, representando a história da salvação em Cristo. Pernoite em Dinant.

      - Translado de ônibus
      - Almoço e jantar livres
      - Pernoite 8

    • DIA 9 – 22.07.2023 (Dinant / Liège)

      Após o café, partiremos para a cidade de Liège e Abbaye de Flône. A cidade de Liège pertence à região da Valônia (parte francesa do país) e é a capital da província que também se chama Liège. Visitaremos a nossa escola DIC Collége, Rue Sur la Fontaine 70. Um dos seus pontos altos é a Cathédrale Saint-Paul de Liège. Sua construção remonta ao século X. Foi reconstruída depois nos séculos XII ao XV. É uma das mais belas igrejas da cidade. São imperdíveis os seus belos vitrais e a decoração interna. Outro ponto importante é a Abadia de Flône, que está localizada na Valônia, na margem esquerda do rio Meuse. Pela tarde, seguiremos para visitar o Santuário de Banneux e a cidade de Verviers, onde está localizada a Comunidade Sicar, das Religiosas da Instrução Cristã. Pernoitaremos em Liège.

      - Almoço e jantar livres
      - Pernoite 9

    • DIA 10 – 23.07.2023 (Liège / Bruxelas / Roma)

      Após o café da manhã, sairemos para aeroporto de Bruxelas com destino a Roma. Conforme o horário de chegada, teremos a possibilidade de realizamos um city tour panorâmico conhecendo os principais pontos de destaques da cidade. Em seguida iremos ao hotel para nos preparar para jantar no tradicional bairro romano de Trastevere, ao lado do rio Tibre.

      - Ingressos inclusos
      - Translado de ônibus
      - Almoço e jantar livres
      - Pernoite 10

    • DIA 11 – 24.07.2023 (Roma)

      Logo após o café da manhã, visitaremos a Cidade do Vaticano e a Basílica de São Pedro, os museus do Vaticano e a famosa Capela Sistina. À tarde, faremos visitas ao Coliseu e ao Fórum Romano, com a possibilidade de um grupo ir à Basílica de São Paulo Extramuros.

      - Ingressos inclusos
      - Translado de ônibus
      - Almoço e jantar livres
      - Pernoite 11

    • DIA 12 – 25.07.2023 (Assis)

      Após o café da manhã, partiremos para a visita à inesquecível cidade de Assis, que fica bem no centro da Itália, na província de Perúgia, na região da Úmbria. Sua história se entrelaça com a história de São Francisco, o santo mais universal da Igreja Católica. A Basílica, por onde se pode iniciar e seguir os passos de São Francisco, foi construída no século XIII, por ordem do Papa Gregório IX – uma verdadeira obra-prima da arquitetura, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco –; é composta por duas basílicas, construídas em dois momentos históricos diferentes: a Basílica Superior e a Basílica Inferior, mais a cripta onde está o túmulo de São Francisco. Uma das suas raridades, na Basílica Superior, remete ao período gótico e contém coleções maravilhosas dos afrescos de Giotto, que narram a vida de São Francisco. Outro ponto simbólico é a Basílica de Santa Clara, construída em cima de uma basílica preexistente (dedicada a São Gregório), que hoje abriga, em seu interior, as relíquias da santa e o crucifixo que falou com São Francisco. Em estilo gótico, a basílica foi construída com a típica pedra rosa do Monte Subásio. A Basílica de Santa Clara possui um clima mais intimista. No terraço da praça em frente, pode-se apreciar uma linda vista do vale umbro. Retornaremos a Roma onde iremos pernoitar.


      - Ingressos inclusos
      - Almoço e jantar livres
      - Pernoite 12

    • DIA 13 – 26.07.2023 (Roma – Fortaleza / Recife / São Paulo)

      Retornaremos às 3 cidades de partida: Fortaleza, São Paulo e Recife.

    • Hotel de categoria turística superior, em apartamento standard em quartos duplos, com café da manhã. (Para apartamentos single, consultar valores na agência);

    • Passagem aérea em todos os trechos solicitados;

    • Ônibus de luxo climatizado com TV, som e 2 microfones sem fio;

    • Translado de chegada e saída;

    • Uma bagagem de até 23kg para ser despachada + bagagem de mão;

    • Guias locais falando português;

    • Organização e acompanhamento da Vallendar desde a saída do Brasil;

    • Taxas de embarque;

    • Seguro-saúde com cobertura para covid-19 a pessoas de até 70 anos. (Acima de 70 anos, consultar agência);

    • Saída dos aeroportos de Fortaleza/São Paulo/Recife;

    • Entrada em locais mencionados no roteiro;

    • City tour conforme o roteiro.

  • O PACOTE NÃO INCLUI

    • Gastos pessoais (bebidas, lavanderia, telefonema, frigobar, serviços públicos, etc.);
    • Despesas com passaporte e vistos;
    • Ingressos em parques, museus, igrejas e demais atrações que não estejam citadas no roteiro;
    • Refeições que não estejam mencionadas no roteiro;
    • Vacinas;
    • Multas por excessos de bagagens, extravio, danos ou roubo; pernoites e refeições que excedam o estabelecido no roteiro;
    • Passeios opcionais ou outros serviços que, por quaisquer motivos, venham a exceder a programação;
    • Guias fora da programação;
    • Translado de chegada e/ou saída em data ou horário diferente do grupo;
    • Tudo o que não estiver expressamente mencionado no roteiro.

     

    PERÍODO DA VIAGEM

    14/07/2023 a 26/07/2023

    Preço por pessoa em apartamentos duplos ou triplos:

    Valor de USD 3.490 (três mil quatrocentos e noventa dólares).

    Obs.: A conversão para real será feita de acordo com a cotação do dólar turismo do dia no ato da inscrição bem como do fechamento do pacote.

     

    FORMA DE PAGAMENTO

    • Em 1 + 9x (entrada paga em espécie, Pix ou transferência; restante em 9 vezes no cartão de crédito ou no boleto bancário);
    • Período de pagamento 19/08/2022 a 31/08/2022;
    • Para quem optar por pagar no cartão de crédito a distância (passageiros vindos de outros estados), será disponibilizado um link para pagamento;
    • A última parcela a ser paga não poderá ultrapassar a data de 30 de maio de 2023.

     

    PERÍODO DE INSCRIÇÕES

    • O período de inscrição é de 18/07/2022 a 18/08/2022;
    • A inscrição deve ser feita pelo site da Vallendar Turismo: vallendarturismo.com.br;
    • Inscrições serão aceitas mediante uma taxa de adesão no valor de USD 100 (cem dólares), que será utilizada para despesas operacionais com o pacote, por isso, em caso de desistência por parte do passageiro, não será devolvida. Entretanto, será considerada como parte do pagamento do saldo total do pacote;

    Obs.: A conversão do valor para real será feita de acordo com a cotação do dólar turismo do dia no ato da inscrição bem como do fechamento do pacote.

    • O pagamento da taxa de inscrição poderá ser realizado por Pix, transferência ou espécie.

     

     

    OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

    • A sequência do programa poderá ser alterada para melhor aproveitamento da programação, mas sem prejuízo do roteiro;
    • Os preços são válidos para grupo de, no mínimo, 40 passageiros;
    • O cancelamento e o reembolso ocorrem conforme contrato;
    • O pagamento em espécie ou cartão (presencial) deverá ser realizado na Agência Vallendar Viagens e Turismo. Não enviamos boletos pelos correios. Após o vencimento, serão cobrados multa e juros pelo atraso de pagamento;
    • Quem optar pelo parcelamento em boleto bancário, receberá por e-mail;
    • Condição de parcelamento assegurada apenas para quem realizou a inscrição e o pagamento da taxa entre os dias 12/07/2022 a 12/08/2022;
    • O contrato de adesão será assinado em 02 vias no ato do pagamento;
    • As vagas são limitadas, independentemente de o período de inscrição ainda não ter terminado.

     

    DÚVIDAS LIGAR PARA AGÊNCIA

    WhatsApp: (85) 99707.4040 / (85) 99164.3459

    Telefone: (85) 3032.4042

    Falar com: Andressa, Kelly, Samanta ou Gabriela.

    • Dados do Passageiro

      *A vaga só será assegurada mediante pagamento da entrada.


    Entrar em Contato